O exame demissional é um procedimento padrão, exigido pela legislação trabalhista vigente sempre que um funcionário é desligado de uma empresa. O objetivo é atestar que o trabalhador não tenha sequelas físicas ou problemas de saúde originados durante o exercício de suas atividades na instituição em que trabalhava.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é o documento obrigatório para a homologação da rescisão contratual. Está previsto no artigo 168 da CLT e também na Norma Regulamentadora no. 7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. A legislação também prevê que o empregador arque com os custos da consulta médica e do exame demissional necessário para a emissão do ASO.

Aumento da demanda por exame demissional

O mercado da saúde ocupacional cresceu em média 9,2% ao ano entre 2004 e 2014. Esse aumento acompanha o crescimento de profissionais registrados na área, que segundo o Anuário de Saúde do Trabalhador, subiu de 57.867 para 139.652 na última década.

O cenário de expansão deste mercado é animador para quem trabalha no setor. Porém, simultaneamente, os gestores de clínicas de saúde ocupacional devem estar em busca de melhorias no atendimento para garantir seus diferenciais frente à concorrência.

Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada pelo Instituto DataFolha aponta que 60% dos entrevistados ainda consideram péssimo o atendimento de saúde no Brasil. As reclamações mais recorrentes são sobre o tempo de espera para consultas, exames ou cirurgias e a baixa quantidade de médicos. Diante desses dados, é possível perceber que um atendimento mais rápido e agilizado é extremamente valorizado pelos pacientes.

No caso da saúde ocupacional, a premissa de um atendimento rápido é um fator importante para empresas e trabalhadores. Um atestado médico admissional ou demissional que não é liberado com a urgência garante que os laudos de exames e atestados sejam entregues no menor tempo possível satisfazem e fidelizam o cliente.

Atualmente, a adoção de tecnologias para otimização desses processos é o melhor caminho para manter a produtividade e a excelência dos atendimentos em uma clínica de saúde ocupacional. Um estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que para cada 1% de investimento na área tecnológica obtém-se 7% de aumento na lucratividade da empresa a médio prazo.

Dessa forma, é possível escalar a realização de exames demissionais. Ganha-se ainda em rapidez e qualidade na confecção e entrega dos laudos, pois há equipes médicas sempre disponíveis, com profissionais habilitados a laudar.

Então, entre em contato e saiba como a NeoMedSaude pode ajudar sua empresa!